(12) 3411-0522
uniodonto@uniodontotaubate.com.br

Problemas com a articulação

uniodonto-taubate-dicas-saude-bucal

Estalidos ao falar, mastigar, cantar ou bocejar, dores de cabeça, face, pescoço, olhos e dentes? Isso pode ser sinal de problemas com a Articulação Têmporo Mandibular – ATM, a articulação que se situa logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula.

Um dos principais fatores dessa doença é a má oclusão, ou seja a relação inadequada entre os dentes da maxila e da mandíbula (as arcadas dentárias superiores e inferiores). O estresse, hábitos pessoais e até mesmo doenças sistêmicas ou hormonais podem contribuir para o seu aparecimento.

Encaixar os dentes mais para a frente, para trás ou para os lados traz consequências para as ATMs. O ideal é que o encaixe tenha um relacionamento adequado, para que a articulação seja saudável.

A disfunção temporomandibular é uma doença quase sempre progressiva. Ainda não se sabe com exatidão a sua velocidade de progressão e as suas conseqüências. Portanto, o ideal é o tratamento precoce, que certamente proporciona melhores soluções e resultados.

Por que o clique?

Entre as faces articulares dos ossos que compõem as Articulações Mandibulares, existe uma estrutura chamada disco articular, cujas principais funções são de evitar traumas e desgastes prematuros. Quando o disco articular se desloca de sua posição acontece o estalido (clique), durante os movimentos da falar, da mastigação, de cantar, bocejar etc.

Não confunda dor de ouvido com problema de ATM.

A proximidade entre a ATM e o ouvido pode confundir o paciente sobre o local da dor. Na realidade, a dor de ouvido é diferente da dor de ATM. Como diagnóstico, as disfunções das ATMs não manifestam febre, não eliminam secreção pelos ouvidos e não são acompanhadas por quadros infecciosos. Existem várias dores que se refletem na face e não têm origem dentária, como as dores por otite e sinusite, dores na articulação, dores musculares nas costas, no pescoço e nos músculos da mastigação, dores nos nervos faciais, como as neuralgias, dores causadas por infecções e ulcerações da mucosa bucal, dores com origem nos olhos, glândulas salivares, lacrimais e mucosa nasal e a dor relacionada com a “queimação” em toda a boca, sem que existam lesões na mucosa.

× Atendimento pelo WhatsApp