
Dicas simples que podem evitar problemas graves:
- Para evitar a cárie, evite ao máximo a ingestão de açúcar entre as refeições. Deixe para consumi-lo somente durante as três grandes refeições.
- Não faça ingestão de alimentos com açúcar durante a noite, principalmente antes de dormir. A saliva neutraliza os ácidos formados pelas bactérias presentes na boca. No período do sono, a secreção de saliva é diminuída, reduzindo assim a proteção aos dentes. Evite também dar aos bebês mamadeiras noturnas.
- Não compartilhe talheres e escovas dentais, pois a cárie é uma doença infecciosa e transmissível.
- Evite soprar ou provar os alimentos das crianças, pois é na infância que adquirimos as bactérias que causam as cáries.
- Evite introduzir muito cedo na dieta do bebê alimentos açucarados, para que os dentes de leite possam ser saudáveis e assegurem, assim, o espaço necessário para os dentes permanentes, além da boa formação da voz, mastigação e deglutição corretas, e ainda mantenham a auto-estima da criança preservada.
- O gosto desagradável na boca pode ser um sinal de mau hálito. Na maioria das vezes, ele é causado por alimentos depositados sobre a língua.
Observe no espelho se há presença de depósito branco ou amarelado sobre a língua. Este depósito chama-se saburra. Ela pode ser um indicativo de mau hálito. Para removê-la, basta escovar a língua.